Notícias da Diocese

Diocese de Barretos promove Cerimônia de Encerramento do Inquérito Diocesano do processo da causa de beatificação do padre André Bortolameotti

Notícias

Blog Diocesano

Diocese de Barretos promove Cerimônia de Encerramento do Inquérito Diocesano do processo da causa de beatificação do padre André Bortolameotti

Na sexta-feira (16), a Postulação da Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre André Bortolameotti promove a Cerimônia de Encerramento do Inquérito Diocesano na Casa de Encontros e Retiros Dom Antonio Mucciolo, na Cidade de Maria, às 10h.

“Nessa cerimônia os membros do Tribunal do Inquérito Diocesano da causa, Dom Milton, padre Costante (vice postulador) e eu faremos os juramentos de ter cumprido nosso trabalho”, explica Lucila Castro, postuladora da fase diocesana.

Lucila disse ainda que durante a cerimônia será lida a ata de conclusão da causa e os documentos do inquérito que são todas as oitivas das testemunhas, o processo rogatorial que foi feito na diocese de Trento (Itália), os documentos recolhidos pela comissão histórica, os pareceres dos censores teólogos e os decretos de conclusão da causa serão lacrados com o sigilo do bispo diocesano.

“Duas cópias desses documentos foram devidamente preparadas para mandarmos para o Dicastério para a Causa dos Santos no Vaticano. O documento original lacrado, chamado de Arquétipo, permanecerá na diocese. As duas cópias que vão para o Vaticano se chamam Transunto e cópia pública”, pontua o bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior.

Todo o processo será colocado em três caixas diferentes e serão lacradas com cera laca e o sigilo do bispo, e só podem ser abertas no Dicastério para a Causa dos Santos.

Após análise, se o parecer foi positivo, padre André será declarado Venerável. A partir de então, para se tornar beato, será necessário a comprovação de um milagre com a intercessão de padre André. E para que seja canonizado e elevado aos altares como santo, um novo milagre precisará ser aprovado pelo Vaticano.

Servo de Deus Pe. André Bortolameotti

Nascimento: 22/12/1919 – Vigolo Vattaro (TN) – Itália
Ordenação Sacerdotal: 29/06/1943 (na igreja da Casa Mãe da Congregação Jesus Sacerdote na Itália)
Vinda para o Brasil: 22 de julho a 3 de agosto de 1967 e de 19 de dezembro de 1967 a 15 de outubro de 1975 (Cidade de São Paulo)
Abertura da Casa dos Padres de Jesus Sacerdote na Diocese de Barretos (vinda do religioso para Barretos): 29 de maio de 1984
Morte do Servo de Deus: dia 28 de outubro de 2010 – Sepultado no Santuário Diocesano Nossa Senhora Rosario em Barretos

Abertura do Processo de Beatificação: 8 de setembro de 2016

Exumação dos restos mortais: 22 de novembro de 2021

Lacração da Urna e inumação dos restos mortais: 29 de novembro de 2021

Foto: Milton Figueiredo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!