Comunicação para tímidos

Você já se sentiu invisível no meio da multidão? Já quis ser notado e admirado e se frustrou? 

Infelizmente as pessoas tímidas têm dificuldades em encontrar uma forma de se destacar na multidão, principalmente no meio empresarial.

Sempre fui uma pessoa tímida e introspectiva. Tão tímida que não tinha coragem de ir até a cantina da escola comprar um lanche na hora do recreio!

A timidez também já me fez perder oportunidades de me destacar no ambiente profissional e em grupos de networking.

Isto acontece devido a alguns fatores como: não ter uma postura extrovertida, falar baixo e ser inseguro(a).

Pesquisas americanas mostram que 20% dos bebês já dão sinais de acanhamento (como o choro no colo de estranhos) e por isso o problema deve ser trabalhado desde cedo. 

Entretanto, não aprendemos na escola a como desenvolver nossas habilidades interpessoais, dentre elas a comunicação.

Isto causa vários problemas, como: não se tornar conhecido(a) no mercado de trabalho, perder possíveis clientes e/ou parceiros e dar abertura para a síndrome do impostor.

Todos nós conhecemos a famosa frase de Patrick Munzfeld: “Quem não é visto não é lembrado”. E em meio a essa ansiedade de se destacar, acabamos por tentar imitar pessoas de sucesso e muitas vezes traímos nossa essência comunicativa.

A solução para isto é utilizar técnicas de comunicação que consigam mostrar para o público que o orador tem expertise sobre o assunto, apesar de não ter essa postura expansiva.

Basear-se em dados estatísticos, experiências de vida, contação de histórias e cases de sucesso trazem embasamento teórico, tranquilidade e segurança para o orador ao fazer uma apresentação, evitando o famoso “branco”.

A melhor forma de fazer isso é através do método DIFERENCIAR, que consiste em:

1. praticar o autoconhecimento: repare nos momentos em que você está socializando e se sente tranquilo e relaxado… que tipo de comunicação está utilizando?

2. identificar possíveis técnicas de comunicação para o seu perfil: como você pode aproveitar esses momentos de naturalidade na sua comunicação? Você gosta de contar piadas, histórias e utilizar frases impactantes?

3. aplicar essas técnicas em suas falas para formar um padrão comunicativo: agora é só começar a utilizar esses recursos do seu dia a dia na hora de se comunicar com qualquer tipo de público!

Não queira ser uma pessoa diferente do que você realmente é, apenas respeite sua essência comunicativa e use suas qualidades para se destacar na multidão.

Agora, qual é a sua desculpa para continuar “invisível”?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.